Português | Español | English


Existe vida inteligente na Internet? É possível. Mas certamente não é nesta página que você vai encontrar. Sinta-se em casa...





Quando publiquei minha homepage pela primeira vez, ela era assim (veja aqui). Outro dia, entrei por curiosidade no "Mediocre Site of the Day" e percebi que minha página era pior! :) Eu era uma das maiores sumidades na arte de fazer homepages detestáveis. Por isso, resolvi passar um pouquinho dos meus conhecimentos para vocês. Leia a seguir as diretrizes que devem ser obedecidas por todos aqueles que se dedicam à construção de pages repelentes.



DIRETRIZES

1 - Cores. Não utilize. Em geral, páginas cinzas são melhores do que coloridas. As cores tiram a atenção do internauta daquilo que realmente importa: a informação. Se resolver usar cores, no entanto, faça-o com sabedoria. O ideal é que cada letra tenha uma cor diferente.
2 - Imagens. Não utilize. Assim como as cores, as imagens só servem para dispersar a atenção do visitante. Se o uso for imprescindível, utilize figuras grandes. Uma figura de bom tamanho é aquela que leva pelo menos 10 minutos para ser carregada. Outra dica é escolher fotos fora de foco ou distorcidas (veja minha foto).
3 - Formato da imagens. Prefira os formatos HGL, PLT, MSP, BMP, etc, aos tradicionais GIF e JPG. Além de serem em geral menos compactos que um GIF, eles têm a vantagem de não serem reconhecidos pela maioria dos "browsers" (de quebra, você estará pressionando a indústria de software a desenvolver navegadores que leiam esses tipos de imagem).
4 - Links. Coloque links desatualizados ou que não levem a lugar algum. Ou então, links do tipo Clique aqui para ver uma animação 3D.
5 - Código HTML. Um ítem geralmente negligenciado pelo principiante é o código HTML da página. Por ser a parte menos aparente é muitas vezes deixado de lado. Mas cuidado! O bom programador de páginas deve preocupar-se com este tópico sutil mas importante. Evite criar códigos limpos e padronizados, por exemplo, variando bastante o uso de letras maiúsculas e minúsculas. Obs.: O aprendiz em estágio mais avançado não deve deixar de ver o "source" desta página para exemplos mais elaborados.
6 - Frases. Importante!: Não deixe de colocar frases do tipo "Esta página é melhor visualizada com MMX" ou "O conteúdo desta página se beneficia da performance do processador Intel Pentium II".
7 - Testes. Se realmente for necessário testar sua página, escolha bem o navegador que vai usar. Nunca utilize o Netscape Communicator  Em primeiro lugar porque o Netscape é atualmente o "browser" que incorpora mais recursos e aceita o maior número de "plugins" do mercado. E depois, ele tem a preferência de mais de 70% do usuários da WWW, de modo que sua utilização não seria uma atitude nem um pouco fina. Opte por um navegador mais exclusivo. Update! Hoje em dia o Internet Explorer é o browser mais popular, pelo menos no Brasil. Veja com quais browsers esta página é acessada.
7 - Críticas e Sugestões. Não deixe que visitantes chatos se metam na sua vida (e com sua página)! Obviamente, não colocará "forms" e e-mail para que mensagens indesejáveis entupam sua caixa postal. Entretanto, como forma de prevenção, sugiro que deixe um aviso como este no topo da página: "Por favor, se você tem critícas ou sugestões, guarde-as para si!"

Essas são as diretrizes básicas. É claro que ainda dá prá fazer muita coisa. Se quiser se aperfeiçoar ainda mais, estude com cuidado as dicas apresentadas nos sites abaixo e faça o inverso do aprendido.


Para voltar facilmente à esta página, não se esqueça de colocar um "bookmark".





Envie-nos seus comentários
Nome:

E-mail:

Cidade:

País:

Espaço reservado para aplausos:


Espaço para suas críticas:




Ciência, piadas, poesias, pesquisas.


Informações sobre filmes, CEP de cidades, programas para seu computador, as botas de Judas, os óculos de seu avô...






clique aqui!
by Banner-Link






imstressed@bigfoot.com